Aldeias de Montanha

O Concelho de Seia (ver informação) é detentor de um conjunto de Aldeias de características únicas. São pequenos aglomerados representativos de um riquíssimo património cultural e ambiental da Região da Serra da Estrela, e acima de tudo um importante testemunho da vida e culturas desse território.

É com este espirito que aparece nas prioridades estratégicas do Município de Seia, o Projeto de Dinamização da Rede de Aldeias de Montanha que tem como objetivo principal desenvolver de forma criativa e inovadora, um novo produto turístico, que assente nas potencialidades da cultura e tradições, e não menos importante nas sinergias do território.

Este projeto que se pretende vir a ganhar escala ao nível supramunicipal inicou enquanto projeto plioto com as aldeias de: Alvôco da Serra, Cabeça, Lapa dos Dinheiros, Loriga, Sabugueiro, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim e Vide.



Ver folheto interactivo

 




A ADIRAM Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha é a entidade privada e sem fins lucrativos que gere e promove, em parceria com a Câmara Municipal de Seia, a marca Aldeias de Montanha, dando seguimento à estratégia de Desenvolvimento iniciada por esta autarquia.

A Associação está sediada no Centro Dinamizador da Rede de Aldeias de Montanha, localizado no centro de Seia (ex-Livraria Municipal), e tem como principal objectivo promover o Desenvolvimento Turístico e Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, enquanto marca agregadora do potencial turístico da Região da Serra da Estrela e Beira Interior, de uma forma sustentável, integrada, inovadora e criativa.

Pretende-se igualmente criar uma nova dinâmica de atracção e dinamização bem como fomentar políticas de fixação de população nestes territórios e com isso contagiar toda a serra da Estrela.

São apetências desta entidade a valorização da paisagem natural e ambiental, património material e imaterial, a inovação e o conhecimento, a atracção de investimento, como referência da identidade do território da serra da Estrela e Beira Interior e como forma de articulação dos diferentes planos sectoriais e territoriais de ordenamento.

Neste âmbito, de entre as várias atribuições, a ADIRAM vai dar seguimento à Estratégia de Desenvolvimento das Aldeias de Montanha, definida pela autarquia e outros agentes públicos e privados deste território, e respectivos negócios colectivos, como os Sabores da Montanha, Caminhos de Montanha, Planos de animação e comunicação, “Bed & Bike”, Residencias Criativas e Bolsa Solidária, assim como gerir eventuais espaços ou eventos que venham a ser considerados estruturantes para a consolidação da marca Rede de Aldeias de Montanha.

A constituição da Associação tem, ainda, no seu âmbito de actuação a criação de uma plataforma de cooperação regional e intermunicipal, entre entidades públicas e agentes privados, capaz de valorizar recursos endógenos, fomentando o desenvolvimento local, económico e social da comunidade e o território da serra da Estrela e Beira Interior.

 



NA ROTA DAS ALDEIAS DE MONTANHA
| Festival Internacional de Passeios Pedestres | Portugal Walking Festival SEIA 2013 |
| seia@portugalwalkingfestival.com | Telf +351.265.227.685
|


Portugal Walking Festival ® é uma marca registada de
Sistemas de Ar Livre Lda